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EMBRAER

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  • #16
    EMBRAER ENTREGA CINCO AERONAVES
    SUPER TUCANO À COLÔMBIA
    Evento marca a primeira exportação da aeronave militar multi-missão



    São José dos Campos, 7 de dezembro de 2006 – A Embraer anuncia a entrega das primeiras cinco aeronaves Super Tucano à Força Aérea Colombiana (FAC), em cerimônia realizada na Unidade Gavião Peixoto da Embraer, localizada no Estado de São Paulo. O evento contou com a participação do representante oficial da FAC, Major-General Ricardo Rubianogrott; do Embaixador da Colômbia no Brasil, Mario Galofre Cano; do Presidente do Conselho e Diretor-Presidente da Embraer, Maurício Botelho; e do Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Defesa e Governo, Luiz Carlos Aguiar, entre outros.

    A Força Aérea Colombiana anunciou um pedido de 25 aeronaves de ataque leve Super Tucano em dezembro de 2005, marcando a primeira exportação deste modelo. Eles serão utilizados em missões de segurança interna e para vigilância da fronteira. O negócio inclui ainda um abrangente pacote de logística, treinamento e simulador de vôo completo.

    “O Super Tucano já está em operação, realizando com sucesso missões na região da Amazônia”, disse Luiz Carlos Aguiar, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Defesa e Governo.

    “Acreditamos que a aeronave também será de grande utilidade para a Força Aérea Colombiana, incrementando sua capacidade operacional
    nessa região.”

    “Após uma exaustiva avaliação, a Força Aérea Colombiana selecionou o Super Tucano como a opção mais eficaz para a importante missão de segurança interna”, disse o Major-General Ricardo Rubianogrott, representante oficial da Força Aérea Colombiana.

    Sobre o Super Tucano


    O Super Tucano é uma evolução da bem-sucedida aeronave de treinamento básico Tucano que, com 650 unidades entregues, está em operação em 17 forças aéreas de todo o mundo, incluindo Brasil, Colômbia, Egito, França, Grã Bretanha e Kuwait.

    O Super Tucano é uma aeronave militar multimissão – treinamento, ataque leve e familiarização com armas – disponível nas versões monoposto e biposto, e é a perfeita combinação de um turboélice de alta performance com sistemas aviônicos e de armamento de quarta geração, caracterizando-o como uma aeronave de última geração com
    recursos para aumentar a capacidade operacional e de treinamento de forças aéreas.

    Entre as principais inovações, podemos citar a tecnologia embarcada de simulação virtual para fins de treinamento, recurso de última geração que permite aos pilotos em treinamento aumentar sua eficiência na missão, melhorando o gerenciamento de informações e habilidades de alerta situacional diante de novos cenários operacionais.

    Uma completa simulação customizada (radar virtual) para treinamento pode ser gerenciada por meio de um sistema de enlace de dados (data-link) no estado-da-arte, que também inclui receptor de alerta radar (Radar Warning Receiver – RWR), instrumentação de manobras para combate aéreo (Air Combat Maneuver Instrumentation – ACMI) e
    mísseis virtuais BVR (Beyond Visual Range), entre outras simulações. O Super Tucano está inteiramente capacitado para operar no ambiente de guerra eletrônica.

    Projetado para operar nos ambientes mais hostis – altas temperaturas, níveis elevados de umidade e poeira – o Super Tucano executa missões operacionais no âmbito do mais recente e sofisticado sistema de vigilância do mundo, o Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM). A aeronave é programada para voar em missões de vigilância diurna e noturna, perseguindo e interceptando alvos aéreos engajados em atividades ilegais. Imagens dos sensores com dados do alvo são prontamente recebidas e retransmitidas para estações de comando e controle, tanto no solo quanto aerotransportadas, e para outras aeronaves de combate no teatro de operações.

    O Super Tucano é equipado com uma interface homem-máquina (Human-Machine Interface – HMI) de quarta geração, projetada para minimizar a carga de trabalho do piloto por meio da otimização de todas as suas tarefas (rastreamento, interceptação, vigilância, apoio, etc.). Com aviônicos que incluem Head Up Display (HUD) e Up Front Control Panel (UFCP), telas de cristal líquido ativas multifuncionais coloridas (Colored Multi-Function Displays – CMFD), piloto automático com planejamento de missão e sistema FLIR (Forward Looking Infrared), entre outros, o Super Tucano tem capacidade técnica muito superior a de seus competidores. O cockpit compatível com o padrão de visão noturna NVG GEN III, bem como o design ergooômico, asseguram a perfeita integração com o moderno ambiente de cabine dos caças.

    Com uma performance excepcional obtida com o motor turboélice Pratt & Whitney Canada PT6A-68C de 1.600 SHP, controlado por um sistema de controle digital integrado (Full Authority Digital Engine Control – FADEC), as novidades do Super Tucano incluem um sistema de controle ambiental projetado para assegurar conforto à tripulação e um sistema de geração de oxigênio a bordo (On-Board Oxygen Generating System – OBOGS). Assentos ejetáveis Martin-Baker MK-10LCX zero-zero equipados com um dispositivo de ejeção seqüencial de três modos também foram incorporados. A blindagem da cabine garante segurança à tripulação durante missões operacionais.

    A Embraer não poupou esforços para equipar o Super Tucano com um sistema de armamento que incorpora tecnologia no estado-da-arte. O avião tem capacidade para transportar uma grande variedade de armamentos típicos, tanto inteligentes quanto convencionais. Os 1.500 kg (3.307 lb) de armamento externo são distribuídos em cinco pontos duros, sem penalizar o desempenho da aeronave.
    AD ASTRA PER ASPERA

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    • #17
      Encargos a la Embraer suman US$ 14,8 mil millones
      FÁBIO AMATO
      De la AGENCIA FOLHA, EN SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
      La cartera de pedidos de la Embraer alcanzó US$ 14,8 mil millones en el cuarto trimestre del año pasado. El valor es récord y representa un crecimiento del 11,3% en relación al trimestre anterior (US$ 13,3 mil millones), que hasta entonces era el más alto obtenido por la fabricante de aviones.
      El crecimiento del valor de la cartera de pedidos débese al aumento de encargos de aeronaves, principalmente de la familia 170/190, los mayores jatos producidos por la empresa.

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      • #18
        Embraer lays out plans to fill gap in corporate range -
        Flight International,Murdo Morrison,06/Feb/2007,Tuesday

        Brazilian airframer's next jet will be pitched between Phenom 300 and Legacy 600

        Embraer has confirmed that its next business jet will fill the
        gap between its Phenom 300 light jet and its super mid-size jet, the Erj
        -135-based Legacy. The new model - which the Brazilian manufacturer will
        market under either the Phenom or Legacy brand - will be "mid-light to
        mid-size", says Luis Carlos Affonso, Embraer executive vice-president for
        executive aviation. He maintains that, although the "1,500nm [2,780km]
        gap" between the Phenom 300 and Legacy ranges is served by "a lot of
        aircraft" - including the smaller Bombardier Learjet 45 and 60, Cessna
        Citation XLS and Sovereign and Raytheon Hawkers - Embraer can launch a
        distinctive product in terms of range, price, cabin and performance. "We
        believe we have a very good design," Affonso says. "A new aircraft there
        would have to be very good and different, because the market is crowded."
        Embraer is ruling out for the time being a "Phenom 200" - a larger
        version of the Phenom 100 very light jet. "It is not a priority," says
        Affonso. "There is room for such an aircraft, but we are not developing
        that right now." The manufacturer is also considering an Embraer
        170-based variant of its Lineage 1000 large-cabin business jet, a
        development of the larger E-190 launched at last year's European Business
        Aviation Convention and Exhibition in Geneva, and pitched largely at the
        Middle East and Russia. "It has not been decided yet, but it would make
        sense," says Affonso. The fact that Embraer has already designed a
        corporate interior and belly fuel tanks for the Lineage means
        "development costs would be very small", he says. Embraer originally
        planned to base the Lineage 1000 on the 170, before feedback from
        potential buyers at the 2005 Dubai air show indicated a larger cabin was
        required. The manufacturer has taken "between five and 10" orders for the
        Lineage 1000, "the majority from the Middle East", says Affonso. "The
        aircraft is very successful in that market because of its
        characteristics," he says. "It can comfortably do Dubai to London. It
        competes with the [Airbus] ACJ and [Boeing] BBJ, but is much more
        affordable." Embraer has had considerable success in corporate aviation
        since identifying the market as a core business in 2005 when it launched
        the Phenom range alongside its only product at the time, the Legacy. It
        delivered 28 Legacys last year, up from 20 in 2005, and has orders for
        355 Phenoms. Embraer is targeting "mid-2007" for the Phenom 100 first
        flight, with deliveries to start a year later. The Phenom 300 schedule is
        around 12 months behind. The company expects to deliver 15-20 Phenom 100s in 2008 and up to 150 of both models combined in 2009.

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        • #19
          A importância da Embraer no Segmento de Defesa

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          • #20
            Indonésia quer comprar avião Super Tucano brasileiro
            Cerca de 30 horas de viagem separam o Brasil da Indonésia, país formado por uma população que gira em torno de 240 milhões de habitantes. Nem mesmo a distância impossibilitou a vinda da delegação ao Brasil. O motivo foi explicado ao Ministro da Defesa, Waldir Pires, nesta sexta-feira (2/02), quando a comitiva esteve no gabinete do chefe da pasta. “Desejamos conversar sobre a possibilidade de equipar a Indonésia com o avião Super Tucano”, explicou o embaixador da Indonésia no Brasil, Bali Moniaga.
            Os Indonésios classificaram o avião brasileiro como “ágil” e “confiável”, por isso o interesse do país em comprá-lo. Moniaga disse ainda que a relação entre Brasil e Indonésia começou desde a independência de seu país. “Estaremos sempre à disposição do Brasil, junto à pessoa do nosso adido de defesa”, afirmou o embaixador referindo-se ao adido Coronel Aviador Supomo que também participou do encontro.
            Waldir Pires mostrou grande reciprocidade e considerou a parceria bem-vinda. “Não há dúvidas sobre a vontade do Brasil em desenvolver relações comerciais com a Indonésia”, afirmou categoricamente Pires. Segundo o Ministro, a posição da Indonésia é estratégica e muito importante para o Brasil. “É uma alegria trocar experiências com o país amigo”, afirmou.
            A delegação solicitou ainda ao ministro permissão para visitar a fábrica do avião no Brasil (EMBRAER) e a Força aérea Brasileira (FAB). De acordo com o grupo, a curiosidade sobre o avião brasileiro veio quando uma autoridade da Indonésia assistiu a um show aéreo em Londres, capital da Inglaterra. O Chefe do Estado-Maior de Defesa, Tenente-Brigadeiro-do-ar José Américo dos Santos; o Diretor do Departamento de Assuntos Internacionais, Major-Brigadeiro Cleonilson Nicácio Silva e representantes da EMBRAER Empresa Brasileira de Aeronáutica, também estavam presentes.
            O Super Tucano
            É uma aeronave turboélice leve de ataque e treinamento avançado. O modelo incorpora os últimos avanços em aviônicos e armamentos de última geração. O avião Super Tucano foi gerado para atender aos requisitos operacionais da FAB, por ser uma aeronave de ataque tático e capaz de operar na Amazônia brasileira.
            Fonte: Ministério da Defesa (www.defesa.gov.br)
            Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)

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